Acredite se quiser, mas os pomerânias de hoje tem uma ligação poderosa com os grandes e fortes cães de trabalho do ártico.
Os cães da família spitz tem orelhas eretas, caudas que se enrolam nas costas e uma pelagem dupla grossa.
Mas esse nome "SPITZ" não era usado como nome para essas raças antes do século XV. No entanto o nome "CHIEN-LOUP" foi usado e acredita-se que a palavra francesa lou-lou tenha sido derivada desse nome.
Rainha Charlotte e os cães lobos
Até hoje não foram encontrados nenhum registro sobre os cães spitz antes de George 111 sentar-se no trono da Inglaterra.
Em 1761, casando-se com o rei George 111, a rainha Charlotte trouxe seus cães de estimação para a Inglaterra. Esses cães eram o que então eram chamados de "Cão Lobo" no tipo e principalmente na coloração branca. Dizem que a Rainha Charlotte importou seus primeiros pomeranians da Alemanha. Muitos dos pomeranias da realeza eram utilizados apenas como cães de estimação.
A raça começou a se tornar popular no inicio do século XVIII, devido a surgirem alguns proprietários de nome e que muitas vezes faziam parte da realeza. Entre elas a Rainha Vitória que foi uma das mais importantes figuras que realmente difundi-o a raça pelo mundo.
Rainha Vitória. Criadora da raça Pomerânia
Mas Grande parte da divulgação, adoração e exposição da raça pela Inglaterra se deve a Rainha Vitória (Neta da Rainha Charlotte) pois ela era uma das criadoras da raça e adorava viajar com seus poms e exibi-los com muito luxo. Em seu trem real, existia um compartilhamento reservado somente para seus poms.
Curiosidade: Ao deitar em seu leito de morte a Rainha Vitória pediu que seu pom favorito lhe fizesse companhia.
O nome da raça pode ser conhecido em alguns países como "Spitz Alemão, Lulu da Pomerânia, Pomerânia, Pomeranian, Pom, Zwergspitz, Spitz, German Spitz, Wolfspitz, Loulou de Poméranie" entre outros.